segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A HUMANIDADE É INVIÁVEL...


I

        Podem-se passar mais dois mil anos, mas algumas coisas, as atitudes principalmente, nunca mudarão, pois fazem parte da natureza humana, ou seja, daquilo que é natural no ser humano, daquilo que lhe é intrínseco, ou como dizem hoje, orgânico: Buscar a companhia dos mais fortes; perpetuar o modelo familiar; repelir tudo aquilo que seja novo. Enfim, manter as coisas como estão: mofadas, tristes, carunchadas, velhas e intactas.
        O mundo é um lugar difícil de se viver e impossível de se consertar. Manter a sanidade num lugar como este é praticamente improvável se você se descobre como um cara que pensa exatamente o oposto da massa, se você sabe o que é o recheio, aquilo que é bom, aquilo que tem conteúdo.
        Nós, os sonhadores, viemos para sofrer, esse é o nosso destino, pois somos contrários a praticamente tudo aquilo que é exaltado e reconhecido por todos como O Bem: a política; a religião (fiquem atentos para a dobradinha Política-Religião, é ela que irá sepultar de vez todos os sonhos de liberdade do homem); as leis abomináveis e os carrascos que a executam em favor dos exploradores; a cultura de massa que prefere exibir programas de culinária ao invés de qualquer evento ou documentário que faça o povo acordar para a miséria intelectual em que vive; os veículos de imprensa que basta você lhes jogar um "osso" para que fiquem satisfeitos e calados como putas depois do coito pago; as escolas que simplesmente optaram pela ignorância ao invés da iluminação; o modelo familiar falido há séculos, etc.  
        Não sofrer implicaria em não se deixar abater pela previsibilidade do modus operandi da normalidade, mas como ser impassível durante toda uma vida?  Como ser cordeiro por toda uma vida?
        Os zen budistas sabem como fazer isso.  O sábio monge trapista Thomas Merton reconta a estória do barco vazio de Chuang Tzu com maestria(Procurá-la no livro de Thomas Merton: A Via de Chuang Tzu)

II

        A vida nada mais é do que um atoleiro de mentiras despejadas em nossas mentes desde que nascemos.  Vamos lá:
        "Eu amo você!"
        "Pode contar comigo!"
        "Somos amigos ou não somos?"
        "Passe amanhã!"
        Etc...
Quem pode suportar um mundo onde todas as relações humanas foram construídas única e exclusivamente em cima de vantagens unilaterais?
É difícil para uma pessoa realmente honesta conseguir manter incólume sua sanidade tendo que viver e amar estando rodeada por tantos inimigos: Nossos pais, nossos amores, nossos amigos, nossos colegas de trabalho, nossos filhos, nossos vigários, nossos homens da lei, nossos políticos, etc...
Falta tudo no mundo e o que temos está com o prazo de validade vencido. 
Nossa fé não é aquela pura dos primórdios do cristianismo de onde o Espírito Santo flutuava através do hálito de nossas bocas na busca de se pregar a Verdade e o Amor.
Estamos fedendo. Qualquer pregação religiosa ou ideológica me cheira estrume de rato, me cheira esgoto.  Nossos ouvidos estão repletos de merda e nossas palavras transbordam mentiras.
 Quer sabe.. vão todos toma no c****




0 2 milhões de visitas:

Postar um comentário