sábado, 7 de maio de 2011

Não tome a Vacina!

E-mail afirma que o governo está planejando uma enorme campanha de vacinação para promever um genocídio em massa! 


Esse e-mail absurdo começou a circular em setembro de 2009 e, de maneira mais alarmista possível, tenta persuadir o leitor a não tomar a vacina contra a gripe H1N1 (ou a Gripe Suína!). Segundo o texto, a vacinação seria uma maneira de fazerem um “Genocídio em massa” com a população.
O texto é falso e é muito mais antigo do que se imagina! Versões dessa história já existem desde 1904! (é lógico que não havia internet naquela época!)
Resumindo do Wikipedia, em 1904, o sanitarista Oswaldo Cruz pediu ao Congresso Nacional para que aprovassem a Lei da Vacina Obrigatória, que permitia que brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, entrassem nas casas para aplicar a vacina à força… o boato de que a vacina teria de ser aplicada nas “partes íntimas” do corpo (as mulheresteriam que se despir diante dos vacinadores) agravou a ira da população, que se rebelou…Ao reassumir o controle da situação, o processo de vacinação foi reiniciado, tendo a varíola, em pouco tempo, sido erradicada da capital.
Como podemos ver, essa história de se criar uma certa resistencia às campanhas de vacinações não é de hoje…


Mas a vacina faz mal?
Em um brilhante texto postado em seu blog, o Doutor em Biologia – pela University of Cambridge – Carlos Hotta, mostra algumas razões para se tomar a vacina!
Segundo o Dr. Hotta, “Ao imunizar-se com a vacina H1N1, você não só evita ficar gripado mas também ajuda a proteger as pessoas que você conhece. Ao não tomar a vacina, você arrisca contaminar alguém sensível ao H1N1!”.
E ainda: Os efeitos colaterais existem, sim! Porém, as chances de ocorrerem são de um para um milhão, afirma o Dr. Carlos Hotta!
O biólogo e doutorando, Átila Iamarino  – explica em seu blog, o Rainha Vermelha, que a vacina é segura e porque todos devem toma-la! Átila explica que as campanhas de vacinação devem ser direcionadas, pois a produção da vacina é demorada e não há como se fabricar para toda a população em tão pouco tempo.
O site da Organização Mundial de Saúde mostra os números que provam a eficácia e a segurança da vacina.
Mas, voltando ao texto que circula pela rede, logo na primeiras linhas temos:
NÃO TOME A VACINA!
Recebi este e-mail de uma amiga. Estou repassando porque o assunto é muito sério, e a gente tem que ficar muito atento.
Texto em LETRAS MAIÚSCULAS chamam, realmente, a atenção! Nada melhor do que começar um texto dessa forma, não é?
Digo mais: afirmar que recebeu o texto de uma amiga, sem citar o nome é, no mínimo, preocupante! A maioria dos boatos começa assim: “Aconteceu com o amigo de uma amiga minha!”, “Um primo de um amigo meu!”, etc.
Mais abaixo, no texto, o brilhante autor (ou autora) afirma:
…principalmente, sobre NÃO tomar essa vacina assassina que estão querendo que seja compulsória acho que é Tamiflu…
Tamiflu é, na verdade, um antiviral usado no tratamento da gripe H1N1 e não uma vacina. A confusão entre vacina e remédio acontece várias vezes ao longo do texto falso!
Logo adiante:
…ela tem mercúrio e oleo de esqualeno, que são altamente tóxicos.
Segundo o infectologista Renato Grinbaum, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, de São Paulo – em entrevista ao Portal G1 – O mercúrio usado na nova vacina seria o “etilmercúrio”, um conservante que mantém a vacina própria para uso depois que o frasco foi aberto, “É um mercúrio diferente, perfeitamente seguro”, afirmou.
Fato: Não há epidemia de autismo em crianças! Também não há nenhum estudo que comprovem a ligação entre o mercúrio e o suposto aumento nos casos de autismo.
Vale ressaltar que o etilmercúrio é utilizado em várias outras vacinas. Por exemplo:
- hepatite B;
- tríplice contra difteria, tétano e coqueluche;
- contra gripe comum;

E o tal “óleo de esqualeno”?
O “óleo de esqualeno”, é um bagulho natural, que é produzido por vários seres vivos (plantas, animais e até nós, os “home”!). O nosso fígado é o órgão responsável pela produção do esqualeno e pela distribuição no nosso corpo através da corrente sanguinea.
Como o autor do texto citou a Organização Mundial de Saúde, vamos citar também. Em seu site, a OMC afirma que , “O esqualeno é adicionado para melhorar a eficácia de diversas vacinas experimentais, como a da gripe pandêmica e a da malária, que estão em desenvolvimento”.
E ainda, desde 1997, a entidade já aplicou mais de 22 milhões de vacinas contra gripe contendo o tal esqualeno e, de acordo com a OMC, “Nenhum efeito colateral severo foi encontrado”, afirma.
A Revista Super Interessante, de fevereiro de 2001, trouxe uma matéria bem legal a respeito da evolução das vacinas. Leia uma cópia do texto aqui.
O Ministério da Saúde disponibilizou um site para esclarecer as dúvidas da população sobre a bendita gripe – o endereço é: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1616.
Também é possível esclarecer suas duvidas Via telefone, atravéz do Disque Saúde: 0800 61 1997.



fonte: Ministério da Saúde

0 2 milhões de visitas:

Postar um comentário